domingo, 14 de setembro de 2008

Duarte Gonçalves-Rosa | Director Artístico

Nascido em Angra, iniciou os estudos de piano com Maria Mourato, tendo-os prosseguido posteriormente no Conservatório Regional de Angra do Heroísmo com Alice Martins, e Formação Musical com Artur Fonseca e Luís Soares. Formou-se em Direcção Coral na Escola Superior de Música da Catalunha, em Barcelona, onde teve como professores, na disciplina de direcção coral, Luís Vila e Pierre Cao, e de direcção de orquestra, Xavier Puig. Nesta escola, foi também importante a sua formação na área da interpretação – Prof. Rafael Salinas – e da interpretação da música antiga – Prof.s Albert Romani e Jordi Saval; foi aluno de Formação Vocal Aplicada da professora Marion Sarmiento. No entendimento das diversas épocas artísticas e musicais, foram importantes as aulas do docente Josep Pujol.

Do reportório coral e coral sinfónico que dirigiu quer em Portugal, quer em Espanha, destacam-se a Oratória The Crucifixion de John Stainer e o Stabat Mater de Francesc Andrevi.


Integrou algumas formações de câmara da Academia Musical da Ilha Terceira e foi director artístico do Coro Padre Tomás Borba. Actualmente é Mestre de Capela da Sé Catedral de Angra e Director do respectivo Grupo Instrumental, tocando, neste templo, o órgão, pontualmente e ad hoc.

Durante mais de duas décadas foi docente de Português no ensino secundário, e de Educação Musical no Colégio de Santa Clara. Desde há três anos que vem tratando o espólio do compositor e pedagogo Tomás Borba, depositado na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Angra do Heroísmo (BPARAH), tendo publicado, em Maio de 2008, uma monografia sobre o distinto músico terceirense, por ocasião da inauguração da Escola de que este é patrono.

Actualmente está afecto, como técnico superior, ao quadro da BPARAH, e é doutorando da Universidade dos Açores na área da História, especialidade de História Contemporânea, preparando a tese Tomás Borba na História da Música Portuguesa do Século XX: Modernidade e Tolerância, sob a orientação dos Professores Rui Vieira Nery e Carlos Cordeiro.