quarta-feira, 3 de setembro de 2008

João Rodrigues | Tenor

Iniciou os seus estudos musicais aos 4 anos de idade na F. C. Gulbenkian, prosseguindo-os no Instituto Gregoriano de Lisboa. Estudou canto na Escola de Música do Conservatório Nacional de Lisboa com Filomena Amaro e na Escola Superior de Música de Lisboa com Luís Madureira, Helena Pina Manique e Elsa Saque. Frequentou cursos de aperfeiçoamento com Liliana Bizineche, João Lourenço e Jill Feldman.

Foi co-fundador do Coro Gregoriano de Lisboa, quarteto Tetvocal e Ensemble Vocal Introitus, com os quais efectuou gravações (para a rádio, televisão e em CD), concertos em festivais de música nacionais e internacionais. Colabora com Flores de Música, Segréis de Lisboa, Musica Secreta, Concerto Atlântico, Vozes Alfonsinas, Voces Caelestes, Coral Vértice. Pertenceu ao Coro Gulbenkian e actualmente é membro do Coro do Teatro Nacional de S. Carlos.


Na qualidade de solista cantou com as orquestras da Juventude Musical Portuguesa, Conservatório da Covilhã, Gulbenkian, de Câmara de Cascais e Oeiras, Sinfonietta de Lisboa, Filarmonia das Beiras, Sinfónica Portuguesa, Metropolitana de Lisboa e do Algarve.