quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Rui Baeta | Barítono

Nasceu em Faro em 1975 e iniciou a sua actividade como cantor profissional em 1994 quando integra o Coro Gulbenkian.Diplomado pela Escola Superior de Música de Lisboa, aluno de Luís Madureira, realizou cursos de aperfeiçoamento artístico em Blonay – Suíça, em Salzburgo – Áustria e em Tours – França.

1.º Prémio na classe de Música de Câmara – Nível Superior – do Concurso RDP Jovens Músicos 1999, com o pianista Paulo Pacheco, tem realizado concertos e recitais em países como E.U.A., França, Suiça, Bélgica, Espanha, Malta, Cabo-Verde e em Portugal, onde já foi aplaudido em salas como o Grande Auditório Gulbenkian, Centro Cultural de Belém, Auditório Europarque, Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian, Teatro Rivoli, Teatro da Trindade, Teatro Municipal de S. Luiz, Teatro Nacional São João, Teatro Nacional D. Maria II e Teatro Nacional de S. Carlos.


Com um vasto reportório dividido pela ópera, oratória e recital, acompanhado por orquestras como a Capela Real, o Ensemble Bach, de Cascais e Oeiras, do Algarve, de Aveiro, Nacional do Porto, Solistas de Lisboa, Sinfónica Portuguesa, Metropolitana de Lisboa e da Fundação Calouste Gulbenkian, destaca-se a sua interpretação de: Mr. Sharpless, de Madama Butterfly, Puccini; Schémil, de Les Contes D’Hoffmann, Offenbach; Hortensius, de La Fille du Regiment, Donizetti; Vater, de Hänsel und Gretel, Humperdinck; Mr. Plunket, de The English Cat, Hans Werner-Henze; Carmina Burana, Orff; Triumphslied, Brahms; Requiem, Fauré; Ein Deutsches Requiem, Brahms; Petite Messe Solennelle, Rossini, entre outras. 

Mais detalhes em www.ruibaeta.com