terça-feira, 2 de setembro de 2008

Sofia Pedro | Mezzo-soprano

Nascida em Lisboa em 1985, Sofia Pedro iniciou os seus estudos de música na Escola de Música Nossa Senhora do Cabo em Linda-a-Velha no ano de 1996, frequentando o curso de guitarra. Ingressou mais tarde no curso de Canto em 2002 com a Professora Joana Levy, terminando o mesmo com a classificação máxima, no ano de 2008. Actualmente é aluna da Escola Superior de Música de Lisboa.

Desde criança que canta em diversos coros amadores tendo em 2004 sido convidada para fazer parte do Coro de Câmara de Lisboa dirigido pela maestrina Teresita Marques. Como elemento deste coro, tem feito concertos a nível internacional, na Europa e América Latina, assim como tem mantido uma intensa actividade no nosso país participando nos mais importantes festivais nacionais e salas de concerto.


Em 2007 fez uma masterclass com a professora Susan McCulloch, docente da Guildhall School of Music and Drama em Londres.

Como elemento do Ateliê de Ópera da Escola de Música de Nossa Senhora do Cabo, Sofia Pedro tem-se apresentado regularmente. Dos seus papéis operáticos fazem parte: Servilia em La Clemenza di Tito de Mozart, Carmen em Carmen de Bizet, Consuelo em West Side Story de L. Bernstein, Christine em O Fantasma da Ópera de Andrew Lloyd Webber e Bruxa em Hänsel e Gretel de Humperdinck.

Em 2007 foi convidada para fazer o papel de Belinda em Dido e Eneias de Purcell pelo Ateliê de Música Antiga dirigido por João Paulo Janeiro. Com orquestra apresentou-se a solo no Magnificat em Talha Dourada de E. Carrapatoso e na Missa Crioula de Ariel Ramírez, ambos no Centro Cultural de Belém, e no Messias de Haendel na Igreja de S. Roque. É licenciada em Arqueologia.