quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Inês Madeira | Mezzo-Soprano

Estudou canto no Conservatório Nacional de Lisboa, com a Professora Manuela de Sá.

Fez uma pós-graduação na Flanders Operastudio (bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian).

Em ópera interpretou os papéis de Dido em Dido and Aeneas, de Purcell; Lisinga em Le Cinesi, de Gluck; Dritte Dame em Die Zauberflöte, de Mozart; Narrador em Fables, de Ned Rorem; Amastre em Serse, de Handel; Frau Peachum e Jenny, em Die Dreigroschenoper de Kurt Weill; Carmen numa adaptação de Peter Brook da Carmen de Bizet, La Tragédie de Carmen; Elisa em La Spinalba, de F. A. de Almeida; Joana em Saga, de Jorge Salgueiro; Hanna em Jerusalém, de Vasco Mendonça e Luggrezia em Il Frate Nnamorato, de Pergolesi.


Integrou o elenco do teatro musical Daus, Pátria, Revolução, de Luís Bragança Gil e Luísa Costa Gomes, com encenação de António Pires.

Em concerto, foi solista em Ode for the Birthday of Queen Anne, de Handel; Jonas de Carissimi; Te Deum, de Charpentier; 1.ª e 3.ª Messe Solenelle, de Hanssens Júnior; Salve Regina, de Martin-Joseph Mengal e em O Conquistador, de Jorge Salgueiro.

Participou em várias masterclasses, designadamente com Richard Miller, Mercè Obiol, Elisabete Matos, Loh-Siew Tuan, Ameral Gunson, Sarah Walker, Ronny Lauwers, Grahm Johnson e Enrique Prado.

Em 2004, foi uma das três vencedoras do prémio "Temple Square Concert Award in Summer School of Operaplus", na Bélgica, tendo-se apresentado em recital na Leighton House, em Londres.

Fez parte do coro da Fundação Calouste Gulbenkian, entre 1999 e 2004, tendo trabalhado com diversos maestros, tais como Fernando Eldoro, Jorge Matta, Michel Corboz, Christoph Eschenbach, Laurence Foster, Frans Brüggen, Simone Young, Zoltán Peskó and Michael Zilm.

Trabalha esporadicamente com o ensemble EuropaChorAkademie, sediado na Alemanha e dirigido pelo maestro Joshard Daus. Faz parte do grupo KaraDePalko.

Apresentou-se em diversos recitais e concertos em Portugal, Bélgica, Reino Unido (Londres), Malásia, Tailândia e Singapura.

Em Maio de 2009, apresentou-se em recital no Museu da Fundação Calouste Gulbenkian, juntamente com o pianista José Brandão e, em Abril de 2010, em concerto nos Dias da Música, com o Guardador de Canções, no Centro Cultural de Belém.