quinta-feira, 15 de março de 2012

Cânticos Quaresmais

As partituras que ora se apresentam foram compostas, há alguns anos, visando o contexto concreto do Coro da Sé de Angra. Apesar da evolução deste, na Quaresma costumam cantar-se porque a sua simplicidade, quer melódica quer harmónica, facilita a participação do povo. 

 Lembra-te homem que és pó da terra e Arrependei-vos e acreditai no Evangelho são as antífonas sugeridas para a imposição das cinzas; podem porém aproveitar-se como cânticos de entrada ou final, durante a época quaresmal. Como o cântico da comunhão deveria sempre estar directamente ligado ao conteúdo do Evangelho, Arrasai este templo e Se o grão de trigo foram compostos visando acompanhar a procissão da comunhão, nos terceiro e quinto Domingos da Quaresma, ano B.

Dois comentários finais: 

1. A melodia ascendente da segunda voz, no penúltimo compasso do refrão de Lembra-te homem que és pó da terra, pretende elucidar que o voltar ao pó da terra não é mais do que a porta de entrada para ascender à vida eterna, terminando num intervalo de quinta perfeita, em que a nota superior está na voz masculina, causando um efeito de algo que se prolonga de forma perpétua. 

2. Arrasai este templo, em tom menor, a melodia descendente do segundo para o terceiro compassos – sugerindo algo que cai por terra – dará lugar a uma ascendente que acentua o texto do reerguer do templo. Como Cristo falava do templo do Seu corpo, arrasar significa a paixão e morte, levantar, a ressurreição operada ao terceiro dia. Como a ressurreição é a vitória da vida sobre a morte, optou-se por terminar em tom maior – cadência picarda – para sugerir um ambiente de abertura luminosa e radiosa.