segunda-feira, 11 de junho de 2012

Lançamento do CD "Música Sacra Portuguesa - Século XIX"

Lançamento do triplo-CD “Música Sacra Portuguesa”

No próximo Sábado, 16 do corrente, irá ser lançado na Sé de Angra um triplo-CD com música sacra portuguesa do século XIX. Os três CD’s que compõem este álbum decorrem da gravação ao vivo dos três concertos promovidos pela Sé de Angra (em 2008, 2009 e 2010 respectivamente) onde foram dadas a ouvir obras de compositores portugueses existentes no fundo musical do Arquivo Capitular da Catedral, na sua maioria inéditas em edição discográfica.

Este álbum inclui as Matinas para a Sagração da Sé de Angra, de João José Baldi, a Missa de D. Pedro IV, Magnificat e vários salmos concertados de João José Baldi e Frei José Marques e Silva e o Stabat Mater,de António José Soares. Também inclui obras de compositores ligados à Sé de Angra, como Mateus Pereira de Lacerda e Pedro Machado de Alcântara, do compositor terceirense Tomás Borba e duas obras, Nunc Dimittis e Nele e para Ele Tudo foi Criado, do compositor açoriano Antero Ávila.

A apresentação do álbum está a cargo do Pe. Dr. Hélder Fonseca Mendes e do Dr. Duarte Gonçalves-Rosa sendo proferida uma breve comunicação pelo musicólogo Dr. Luís Henriques intitulada «Música sacra portuguesa do século XIX: Prática musical na Sé de Angra». As intervenções musicais estão a cargo dos organistas Ricardo Toste, Márcio Vargas e Nelson Pereira que irão tocar obras para órgão de autores portugueses. O Coro e Ensemble da Sé de Angra, dirigido por Luís Henriques, Jorge Barbosa e Duarte Gonçalves-Rosa, irá apresentar obras de polifonia vocal sacra dos séculos XVI e XVII assim como música litúrgica do século XX.