terça-feira, 1 de setembro de 2009

Antero Ávila

Antero Orlando Pereira Ávila é natural da Ilha do Pico. Estudou com seu tio, Custódio Garcia, e com Josefina Canto e Castro. Aos 14 anos assumiu a batuta da Filarmónica de S. Roque, onde foi maestro durante 2 anos. Posteriormente, e ao longo da sua vida artística tem composto várias peças e feito inúmeros arranjos para serem tocados por Bandas Filarmónicas.

Aos 16 anos prosseguiu estudos na Ilha Terceira, onde foi aluno do Conservatório Regional de Angra do Heroísmo nas disciplinas de Formação Musical, Canto, Piano, Violino, Flauta de Bisel, História da Música e Análises e Técnicas de Composição. Ainda na Ilha Terceira foi coralista no Coro AMIT e do Coro do Conservatório.


Como mesmo afirma “tocar música faz-me bem”, logo todas as iniciativas são bem-vindas, desde que gozem da beleza subjacente a esta linguagem universal.

Terminados os seus estudos em Angra, decidiu completar a sua formação musical em Lisboa, ingressando no Conservatório Nacional, onde foi aluno de Jorge Peixinho e Álvaro Salazar. A permanência na área da Música ao longo de toda a sua vida fizeram-no optar por uma carreira na Área da Composição. Entrou para a Escola Superior de Música de Lisboa e completou a Licenciatura em Composição. Foi aluno de Carlos Caíres, Sérgio Azevedo, Cristopher Bochman, Eurico Carrapatoso, Sousa Dias, etc. Teve ocasião de ouvir tocadas algumas das suas obras em Lisboa e no Porto.
Passados oito anos volta à Terceira onde fixou residência e trabalha como professor de Análises e Técnicas de Composição, História da Música e Acústica no Conservatório Regional de Angra do Heroísmo.

Tem escrito vários obras para serem interpretados pelo Coro e Orquestra do Conservatório. Escreve também para outros instrumentos solistas e realiza arranjos de várias melodias sempre que é solicitado. Compôs a banda sonora para o filme de 1929 de Dziga Vertov O Homem Com a Câmara de Filmar.

A sua obra para filarmónica está a ser editada por Cardoso&Conceição.

Antero continua ao serviço da Música como arte e forma de comunicar, fascinado por ela e comunicando-a aos outros, convicto da essência dessa linguagem universal.