segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Joana de Quinhones-Levy | Soprano

Concluiu o Mestrado de Artes Musicais em Canto – Lied e Oratória sendo também Licenciada em Ciências Musicais pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Joana de Quinhones-Levy iniciou os seus estudos de música em criança com a sua mãe, a violoncelista Pilar Torres. Ingressou, posteriormente, na Escola de Música do Conservatório Nacional de Lisboa no curso de Piano com a Professora Leonor Cadete e mais tarde no curso de Canto. Em 1990 terminou o Curso Superior de Canto com a Professora Helena Pina Manique.

Nesse mesmo ano obteve uma bolsa de estudos, de 3 anos, da Fundação Calouste Gulbenkian, que lhe permitiu prosseguir os seus estudos em Londres com as cantoras Jennifer Smith e Dorothy Richardson. Em 1992 ingressou no “Mayer-Lismann Opera Centre”, frequentando os “Foundation Course” e “Production Course” com Jeanne Henny.


Em Londres apresentou-se, a solo, na “International House” e na “St. Andrews Church” em Cambridge com recitais de música inglesa e portuguesa.

Os seus papéis operáticos incluem Belinda e Dido em Dido e Aeneas, Gretel em Gretel und Hansel, Michaela e Frasquita em Carmen e Despina em Cosi fan Tutte.

Em Portugal desde 1993, apresenta-se regularmente em recitais a solo e com orquestra, nomeadamente no Palácio de Queluz, Fundação Calouste Gulbenkian, Palácio Fronteira, Encontros Acarte, Teatro Nacional D. Maria II, Festival de Música de Mafra, Festival Internacional de Órgão de Lisboa, para além de gravações para a R.D.P. e R.T.P.

Foi convidada em 1998 para cantar, no âmbito das comemorações dos 500 anos da Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo, a Missa Brevis de Mozart e o Te Deum de Charpentier.

Colabora também, como solista, com vários grupos tais como Capela Lusitana, Coro de Câmara de Lisboa e Coro Polyphonia Schola Cantorum.

No ano 2000 gravou um C.D. com o Coro de Câmara de Lisboa dirigido pela maestrina Teresita Gutierrez Marques.

Formou em 2004 o Ensemble Cantabile, agrupamento de câmara que se dedica à divulgação da música barroca, em especial a portuguesa.

Recentemente deu um recital de modinhas no Palácio de Queluz no âmbito das comemorações dos 200 anos da partida da Família Real para o Brasil.

É convidada regularmente para realizar cursos de canto e de técnica vocal nomeadamente em Évora e em Angra do Heroísmo.

Paralelamente à sua actividade como cantora lírica é professora profissionalizada de Canto e de Atelier de Ópera na Escola de Música Nossa Senhora do Cabo, Linda-a-Velha.