quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Alla Lanova | Soprano

Alla Lanova é soprano e intérprete de bandura, instrumento tradicional da Ucrânia, país onde nasceu. É licenciada pelo Conservatório Estatal de Lviv (M. Lysenko).

Em 1993, participou na primeira competição internacional para intérpretes de bandura, instrumento que produz um som semelhante ao da harpa, em que se especializou, tendo sido premiada pela performance de um tema original de bandura e canto. Nesse ano participou, ainda, no Festival Internacional «Das Jungendfestspieltreffen», em Bayreuth, na Alemanha, onde actuou com uma orquestra de câmara como vocalista e vocalista-intérprete de bandura.

Em 1995 actuou na Alemanha e na Polónia com a orquestra Wind-Instrument da Sociedade Filarmónica de Lviv. Foi professora de bandura e canto na Escola-Internato  Secundária Especializada de Música S. Kruchelnytska, em Lviv, para alunos sobredotados e iniciou a actividade docente nos Açores, no ano lectivo de 2000/2001, no Conservatório Regional de Angra do Heroísmo. Lecciona Canto, Conjuntos Vocais e Coro.

Tem realizado concertos a solo em diversas ilhas dos Açores. Como professora, organiza regularmente projectos musicais com os seus alunos, tendo dirigido o Coro do Conservatório de Angra do Heroísmo, de 2000 a 2004. É, desde Julho de 2001, directora musical do Coro Padre Tomás de Borba da Academia Musical da Ilha Terceira, e, desde Outubro de 2004, do Coro Juvenil da mesma Academia.