segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Oleguer Aymamí | Violoncelo

Nasceu em Sabadell em 1982. Iniciou os estudos de violoncelo aos sete anos e, com dez, ingressou na Escolania de Montserrat, sob a direcção do Pe. Ireneu Segarra. Após finalizar o grau médio com a classificação máxima, iniciou os estudos superiores com Marçal Cervera, tendo finalizado o curso na Escola Superior de Música de Catalunya, em Barcelona, com Damià Martinez.

Frequentou as masterclasses de reconhecidos violoncelistas como Lluís Claret, Bernard Greenhouse, Radu Aldulescu, Daniel Grosgurin, María de Macedo, Jean Decroos e Roel Dieltiens. Também realizou masterclasses de violoncelo barroco com Christophe Coin e Balazs Mate.

Tem grande motivação para a música de câmara e trabalhou com diferentes formações e professores, tais como os membros do Quartet Casals e do Quatuor Ysaye, Charles Tunnell e Feliu Gasull entre outros. Foi também na Escola Superior de Música de Catalunya que iniciou os estudos de violoncelo barroco com Bruno Cocset; além disso, nessa Escola, colaborou em numerosos projectos de música antiga sob a direcção de músicos como Pedro Memelsdorff, Manfredo Kraemer, Xavi Diaz e Alfredo Bernadini. Actualmente cursa o mestrado de violoncelo barroco com Bruno Cocset, no Conservatório de Genebra. Integra diferentes grupos de distintos estilos de música que abrangem desde a música antiga até à música contemporânea, tais como Dell'Alto Mondo, New Century Baroque, Brossa Quartet de Corda, Sonart Ensemble e Orquestra de Cambra Terrassa 48. Com o pianista Gregori Ferrer, forma um duo que já tocou em várias regiões da geografia catalã, bem como nas ilhas Terceira e Graciosa, nos Açores.

Possui uma ampla formação orquestral; integrou diferentes orquestras como a JONDE (Joven Orquestra Nacional de España) e a JONC (Jove Orquestra Nacional de Catalunya); colabora com outras, como a OBC (Orquestra Simfònica de Barcelona i Nacional de Catalunya), sob a direcção de conceituados maestrados: Robert King, Barry Sargent, Christopher Hogwood, Eivind Gullberg Jensen, Antoni Ros Marbà e Xavier Puig. No âmbito da música antiga, colaborou com La Caravaggia, Europa Concerto e a Orquestra Barroca de Galicia. Tocou nos festivais de música Antiga de Barcelona e de Utreque. Durante o ano de 2009, foi membro  da EUBO (Europe Union Baroque Orchestra), onde trabalhou com os músicos e directores Lars-Ulrik Mortensen, Petra Müllejans, Enrico Onofri. Tocou nalgumas das salas de concerto mais importantes da Europa. Trabalhou como violoncelo contínuo no Seminario di Musica Antica del 2009 dedicado à figura de Galileo Galilei e à música com ele relacionada, organizada pela Fundazione Giorgio Cini de Venecia, dirigido por Pedro Memelsdorff, tendo como professor convidado René Jacobs. Participa amiúde em experiências de música folk e de improvisação com o grupo Amanida Folk, com quem realiza actuações na Catalunha, Espanha, França e Portugal.