terça-feira, 19 de outubro de 2010

Jordi Claret | Violoncelo

Nascido em Barcelona em 1983, filho do célebre violinista, director da Orquestra Nacional Clásica de Andorra e primeiro director da ESMUC (Escola Superior de Música de Catalunya) - Gerard Claret -, começa a estudar violoncelo aos seis anos com Ana Mora, Eulàli Subirà e, mais tarde, Iñaqui Etxepare.

Recebeu ensinamentos e conselhos de violoncelistas reconhecidos internacionalmente como Asier Polo, Laurence Lesser, E. Arizcuren, Daniel Grossgurin, Wen-Sinn Yang, Amit Peled, bem como de professores de música de câmara como Cuarteto Casals, Charles Tunnell e Endellion String Quartet.

Em 2005, ganha o primeiro prémio de música de câmara Sant Anastasi com o Cuarteto Contrast e participa com o mesmo nos festivais internacionais de Torroella de Montgrí e Narciso Yepes.

Em 2008, obém a licenciatura superior de violoncelo com matrícula de honra na Escola Superior de Música de Catalunya (ESMUC) com o professor Michel Poulet.

Com diferentes orquestras juvenis (Joven Orquestra Nacional de Cámara de Andorra, Joven Orquestra Nacional de Cataluña e Joven Orquesta Nacional de España) e profissionais (Orquesta Nacional Clásica de Andorrra, Orquesta Sinfónica del Vallés, Orquestra de Cámara Terrassa 48, Orquesta de la Comunidad de Madrid, Orquesta Camera Musicae...) participou e actuou em diferentes auditórios de Espanha, da Europa e dos Estados Unidos, sob a direcção de maestros como: Marzio Conti, Antoni Ros Marbà, Lutz Kohler, Krysztof Penderecki, Marcello Panni, Jordi Casas, Jordi Mora.

Estreou em Paris uma obra do compositor catalão Bernat Vivancos com o grupo de violoncelos Scordatura Spectralis.

Como solista actuou com a Joven Orquestra Nacional de Cámara de Andorra no Santuari de Meritxell e na Igreja de Massama (Andorra), e, com a Orquestra Nacional Clásica de Andorra, no Auditorio Axa Winterthur de Barcelona, no "Petit Palau" de la Música Catalana, e no Auditório da Sala de Congressos de la Massama (Andorra).

Em 2009 actuou como solista com a Orquestra de San Remo no Teatro dell' Opera del Casino di San Remo e no Teatro Comunale di Ventimiglia (Itália).

Actualmente é colaborador habitual da Orquestra Nacional Clásica de Andorra, da Orquestra de Cámara Terrassa 48, integra o grupo de câmara Solistas de la Joven Orquestra Nacional de Cámara de Andorra e da Orquestra do Festival de Vilabertran. Terminou os estudos com o o célebre violoncelista Lluís Claret, seu tio, no Curso de Perfeccionamento del Violonchelo.