sábado, 23 de outubro de 2010

Ricardo Toste | Órgão

Nascido em 1986, na Terceira, iniciou os seus estudos de órgão com António Duarte. Em 2006, ingressa na Universidade de Aveiro, no curso de Licenciatura em Música sob a orientação de Domingos Peixoto e Edite Rocha. Frequentou masterclasses de órgão com Louis Robilliard e Edite Rocha na Universidade de Aveiro, e com Montserrat Torrent, em Palência, em 2009.

É organista da Sé Catedral de Angra, desde Dezembro de 1999. Tem realizado diversos concertos, designadamente em Aveiro, na Temporarda de órgão do Ciclo Buxtehude, em 2007; no evento Momentos Musicais do Museu aveirense e, ainda, na Igreja Evangélica Alemã, no âmbito do Festival Internacional de Órgão de Lisboa, em 2006 e 2007. Participou num dos concertos do ciclo em que foi interpretada a obra integral de Olivier Messiaen, na Sé Catedral de Lisboa. Tocou com a Orquestra Filarmonia das Beiras obras como Paixão Segundo S. Mateus e as Oratórias de Natal e da Páscoa de J. S. Bach.

É licenciado em órgão pela Universidade de Aveiro, onde frequenta, actualmente, o Mestrado em Formação Musical para o Ensino Vocacional. Lecciona nos Conservatórios de Música de Águeda e de Coimbra.