domingo, 17 de outubro de 2010

Diana Franov | Viola


Nasceu em Barcelona em 1984. É formada em viola pela Escola Superior de Música de Catalunya, onde foi aluna de Ashan Pillai e Enrique Santiago. Cursou também o mesmo instrumento na Hochschule für Musik de Karlsruhe (Alemanha), sob a direcção do professor Johannes Lüthy.

Entre 2007 e 2008, foi membro titular da Joven Orquestra Nacional de España. Entretanto colaborou com a Junge Deutsche Pharmonie, em projectos como Le Vin Herbé, da Rhur Triennale, na cidade de Duisburg.

Colaborou com o Ensemble Barcelona 216, especializado em música contemporânea, em realizações como Piturrino fa de Músic, de Carles Santos. Integrou também a Orquestra de l'Acadèmia del Liceo de Barcelona.


Entre 2002 e 2006, foi membro titular da Jove Orquestra Nacional de Catalunya, onde trabalhou com professores como Paul Cortese, Emile Cantor, David Quiggle e Norbert Blume, tendo tocado sob a batuta de Antoni Ros Marbà, Lütz Köhler e Robert King.

De 2004 a 2006, integrou a Jove Orquestra Athenea, trabalhando com Caroline Harrison, sendo dirigida por Gianandrea Noseda e Sir Neville Marriner, entre outros.

Em 2005, foi membro da Interrigionales Jungendorchester (Alemanha).

É docente de violino, viola e linguagem musical nas seguintes escolas de música: Municipal de Vic, "El Carreró" de Mataró, "Clau de Sol" de Teià, Conservatori Profesional de Música de Badalona, Collegi Sagrada Família de Sant Andreu (Barcelona) e Escola A Tempo (Barcelona).