sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Rodrigo Lima | Flauta


Rodrigo Manuel dos Santos Lima, 26 anos, natural da freguesia de Santa Cruz, Praia da Vitória. Iniciou os seus estudos musicais aos nove anos de idade na Filarmónica União Praiense, e dois anos mais tarde começa o Curso Complementar de Música no Conservatório Regional de Angra do Heroísmo, concluindo-o em 2002.

Na sua actividade musical destacam-se concertos, em dueto com guitarra clássica; com a Orquestra e o Sexteto do Teatro Angrense; com a Orquestra Juvenil da Terceira, como solista; com as Orquestras Sinfónica Juvenil de Lisboa, Angra Jazz, Horta Camerata e Académica Metropolitana de Lisboa; foi músico convidado da Orquestra Metropolitana de Lisboa e recentemente desempenhou o cargo de 1.º flautista na Orquestra Francisco Lacerda, em obras como "A Criação" de Haydn e Nona Sinfonia de Beethoven.

Efectuou masterclasses com Nuno Inácio, Claudi Arimani e Trevor Wye. Foi 1.º Flautista do Concerto de Natal em 2005, na Sé de Angra (numa colaboração da Orquestra da Catedral com músicos da Escola Superior de Música da Catalunha), e no Concerto de Natal, no mesmo ano, na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Angra do Heroísmo, que integrou também músicos da mesma Escola da Catalunha.

Em 2008, leccionou Flauta Transversal no Conservatório D. Diniss, em Odivelas, tendo colaborado na gravação de um CD incorporado num projecto do Conservatório D. Dinis e algumas escolas básicas.

É 1.º Flautista da Orquestra da Sé de Angra do Heroísmo (à qual pertence desde a sua criação, em 1999). Concluiu a Licenciatura em Instrumentista de Orquestra na especialidade de Flauta Transversal na Academia Nacional Superior de Orquestra, na Classe de Flauta do Professor Nuno Inácio, em 17 de Setembro de 2008. Em 2008/2009 leccionou a disciplina de Flauta Transversal na Escola Francisco Ornelas da Câmara, Praia da Vitória e na Escola Tomás de Borba, Angra do Heroísmo.

Actualmente, é professor da Classe de Flauta Transversal na Escola Francisco Ornelas da Câmara, Praia da Vitória.