terça-feira, 12 de outubro de 2010

Oriol Algueró | Violino

Naceu em 1976 e estudou violino com Xavier Turull, Gerard Claret, Augustín León Ara e Santiago Juan. Como bolseiro do governo catalão, ampliou os seus estudos em Utrecht (Holanda) com os professores Keiko Wataya e Charles-André Linale. Aperfeiçoou os seus conhecimentos com músicos do calibre de Félix Ayo, Rodney Friend, Wiktor Liberman, Mihaela Martin, Corrado Bolsi, Kees Hulsman, Miriam Fried e Tabea Imermann.

Ganhou vários prémios em concursos de violino e música de câmara. Actuou como solista no Auditori de Barcelona, Palau de la Música Catalana e no Auditório Manuel de Falla de Granada, entre outras salas prestigiadas.

É membro fundador do grupo de música de câmara Barcelona Collage, entre outros. Realiza uma prolífica actividade concertística na Catalunha, em Espanha e no estrangeiro. Combinando diferentes estilos musicais, colabora com a Orquestra Barroca de Sevilla, Al Ayre Español, Orquaestra de Cadaqués e o grupo de música contemporânea Barcelona 216.

Foi professor, entre 2003 e 2006, do Conservatorio del Liceo, e desde 2009 lecciona na Escola Superior de Música da Catalunha. Paralelamente, participa na criação de espectáculos multidisciplinares com outros géneros artísticos como Pedro y el Lobo (2002), e Soñando el Carnaval de los Animales (2004), no Gran Teatre del Liceo de Barcelona; Goldberg (2008), no Mercat de les Flores, Haydn, qué Cabeza! (2010), no Teatro Borras e no Teatro de la Abadia, entre outros.