sábado, 9 de outubro de 2010

Duarte Gonçalves-Rosa | Direcção Artística

Natural de Angra, estudou piano com Maria Mourato, tendo seguido estudos no Conservatório de Angra sob a orientação de Artur Fonseca e Alice Martins. Licenciou-se em Direcção de Coro na Escola Superior de Música da Catalunha, em Barcelona, onde teve como mestres, entre outros, Lluis Vila i Casañas e Pierre Cao (direcção coral) e Xavier Puig i Ortiz (direcção de orquestra). É também licenciado em Estudos Portugueses, Ciências Religiosas e Ciências da Informação e da Documentação. É doutorando da Universidade dos Açores, com a tese Tomás Borba na História da Música Portuguesa do Século XX: Modernidade e Tolerância, sob a orientação dos Professores Rui Vieira Nery e Carlos Cordeiro.

Leccionou Português e Francês no ensino secundário durante mais de duas décadas. Actualmente é Assessor na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Angra do Heroísmo.

Integrou, como pianista, o trio e sexteto da Academia Musical da Ilha Terceira, e foi director artístico do Coro Tomás Borba, da mesma instituição.

É autor da monografia Tomás Borba, publicada em 2008 por ocasião da inauguração da Escola Tomás Borba, e do conto Tomás Borba - Trovador das Gentes Novas, com ilustrações de d'Olivares, publicado na colecção «Retratos», da Presidência do Governo Regional dos Açores - Direcção Regional da Cultura.