quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Elena Rey | Violino

Nasceu em Barcelona, em 1986. Iniciou os estudos de violino aos nove anos, no Conservatorio Profesional de Música de Girona, tendo finalizado o curso com as mais altas classificações. Posteriormente, estudou no Conservatorio Superior de Musica del Liceo de Barcelona, e na Escola Superior de Musica de Catalunya.

Desde 2007-2008 é aluna da Escuela Superior de Música Reina Sofia, na Cátedra de Violino Fundación Telefónica do professor Zakhar Bron. É bolseira da Fundación Rayet e da Fundación Albéniz. Como aluna desta Escola tem recebido lições magistrais de professores como Igor Ozim, Ana Chumachenco, Eszter Perényi, Kim Nam Yun, entre outros. É ainda membro da Orquestra de Cámara Sony e da Orquestra Sinfónica Freixenet, dirigidas por prestigiados maestros. Foi galardoada como a aluna mais distinta daquela cátedra durante o curso 2007-2008, e distinguida na cátedra de música de câmara com piano em 2008-2009, e na cátedra de quartetos de corda em 2009, recebendo os ditos prémios das mãos da Rainha de Espanha.

Foi membro, entre outras, da Joven Orquestra Nacional de Cataluña, da Joven Orquestra Atenea de la Jeunesses Musicales, World Orchestra e da Joven Orquestra Nacional de España; brevemente irá integrar a Gustav Mahler Jugen Orchester.

Além disso, realizou concertos no âmbito solístico e de música de câmara.

Em 2009, obteve o primeiro prémio na categoria individual e de grupos, com o Grupo de Câmara que integra na Escuela Superior de Música Reina Sofía - "Tempo de Orange", e no Concurso Ciutat de Manresa, e, em 2010, o primeiro prémio do Concurso Permanente de Juventudes Musicales de España.